Climatização

O equipamento de aquecimento que tenho em casa (acumuladores de calor) não tem termóstato no exterior. Como posso regular a temperatura para a indicada (20 a 22º C)?

Não pode regular mas pode controlar. A melhor solução será a de comprar um termómetro. Estes termómetros são muito baratos e fiáveis. Coloque o termómetro longe de fontes de calor ou de frio e use-o para controlar a temperatura.
Se não tiver condições de regular os seus equipamentos consulte o técnico que fez a instalação para que proceda à regulação desejada.

O que é o COP de um aparelho de ar condicionado/bomba de calor?

O COP ("Coefficient Of Performance" ou Coeficiente de Desempenho) representa o rácio (quociente) entre a energia térmica (calor ou frio) fornecida por uma bomba de calor (ou um equipamento de refrigeração) e a energia eléctrica consumida pelo sistema. Quanto maior for o COP, mais eficiente será o sistema.

Quais os equipamentos considerados mais eficientes?

No que diz respeito à climatização os equipamentos mais eficientes são as bombas de calor, com um COP da ordem de 3 já que a reversibilidade lhe dá uma flexibilidade de utilização sazonal com elevado rendimento . Dentro deste tipo de equipamentos, escolha sempre o que tiver um COP mais elevado, já que quanto maior for o COP, mais eficiente será o sistema.

Quais as potências adequadas para climatizar? Que relação existe entre a área a aquecer e a potência dos equipamentos?

A potência dos aparelhos de climatização é expressa em Watts ou BTU/hora (sabendo que 1 BTU /hora = 1 Watt x 3,413) e exprime a capacidade de "fazer frio ou calor". Dependendo do tipo de aparelho, a potência pode variar entre 2,5KW e 3,5KW. Este aspecto é fundamental para ter um aparelho eficaz, pelo que deve ter em consideração a área da divisão onde o pretende instalar, o seu isolamento, a sua exposição (sol/sombra) e o número de pessoas que, geralmente, o utilizam.

Normalmente, os splits fixos possuem uma grande variedade de potências, permitindo, mais facilmente, adaptar o aparelho às características do local. Os aparelhos móveis têm, normalmente, uma potência mais limitada.

De uma maneira geral, todos os aparelhos possuem termóstato que mantém, de forma automática, a temperatura seleccionada.

A relação entre área a climatizar e potencia de pode ser encontrada em dois passos:

1. Meça a área da sala a climatizar (comprimento x largura)

2. Em seguida aplique a seguinte relação

De 9 a 14 m2 5000 Btu/hora = 1,5 kW
De 14 a 23 m2 6000 Btu/hora = 1,8 kW
De23a 28 m2 7000 Btu/hora = 2,1 kW
De 28 a 33 m2 8000 Btu/hora = 2,3 kW
De 33 a 37 m2 9000 Btu/hora =2,6 kW
De 37 a 42 m2 10000 Btu/hora =2,9 kW
De 42 a 51 m2 12000 Btu/hora = 3,5 kW
De 51 a 65 m2 14000 Btu/hora = 4,1 kW
De 65 a 93 m2 18000 Btu/hora = 5,3kW

A casa onde moro tem alguns problemas de isolamento. De que modo actuar para conseguir poupar os valores que indicam?

Se não tem planos de comprar ou remodelar a sua casa, veja alguns conselhos úteis para minimizar os seus gastos energéticos:

  • Isolamento: Verifique e vigie os sótãos e as caves pois são espaços habitualmente menos cuidados e são simultaneamente locais de mais fácil intervenção. Verifique se o seu isolamento se encontra seco e bem distribuído. Os encaixes das portas e das janelas podem ser isolados com fita adesiva de espuma, preparada para o efeito. É um material bastante económico e de fácil instalação.
  • Janelas: Se tiver que substituir as velhas janelas opte por vidros duplos. No caso de não ser possível, saiba que os cortinados podem dar uma ajuda. Alguns cortinados bem colocados podem ajudar a reduzir a quantidade de energia consumida no aquecimento ou arrefecimento de sua casa. Em termos médios, um cortinado normal pode reduzir em um terço o calor perdido através de uma janela. No Verão a utilização de estores de lâminas colocados no lado exterior da janela que não permitam a entrada directa da luz solar, em substituição dos estores normais, pode reduzir substancialmente o calor que entra através das janelas.
    No verão, promova a ventilação natural nocturna para arrefecer o interior das casas.

A ventilação das casas é fundamental. A abertura das janelas não conduz à redução de eficiência dos aparelhos?

Sim. A utilização dos equipamentos de climatização obriga a que se fechem as janelas e portas, de forma a maximizar a eficiência do aquecimento/ arrefecimento pretendido.
De manhã, ao acordar, para arejar o quarto bastam 10 a 15 minutos. Não é necessário deixar a janela aberta mais tempo.

Que cuidados ter quando pretendo avaliar os aparelhos a comprar para climatização?

Este aspecto é fundamental para ter um aparelho eficaz, pelo que deve ter em consideração a área da divisão a climatizar, o seu isolamento, a sua exposição (sol/sombra), o número de pessoas que geralmente o utilizam e as necessidades de conforto que são de cada um de nós.
Em climatização, grande não é necessariamente melhor. Uma unidade mal dimensionada desperdiçará energia eléctrica e poderá requerer manutenção mais frequente.

Que factores podem influenciar as necessidades de climatização de uma habitação?

Para ter uma climatização eficaz deve ter em consideração o tamanho da divisão, o seu isolamento, a sua exposição (sol/sombra), o número de pessoas que geralmente o utilizam e as necessidades de conforto que são de cada um de nós.
Valide junto do representante ou do ponto de venda as características do equipamento que será mais adequado para a sua casa e que melhor cumprirá as suas necessidades

Como posso optimizar a utilização do meu aparelho de ar condicionado?

Antes de comprar um equipamento, não se esqueça de analisar a etiqueta energética e de dimensionar adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente em questão. Informe-se junto de um especialista.

Para manter a temperatura pretendida, mantenha as portas e as janelas de sua casa fechadas e evite o calor do Sol, fechando cortinas e persianas. Não se esqueça também de proteger o equipamento do Sol, sem bloquear as grades de ventilação, para que este possa funcionar em pleno.

Limpe ou substitua os filtros periodicamente. A sujidade acumulada dificulta a passagem do ar, forçando o sistema, o que desgasta o equipamento e provoca um aumento do consumo de energia.

Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado. Quando não estiver demasiado calor, experimente usar antes a ventoinha, que é uma boa alternativa para poupar energia.